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A ferramenta estreita relacionamento com as mídias, fortalecendo marcas
Ainda que seja uma atividade profissional antiga, a assessoria de imprensa ainda é uma incógnita para muitos profissionais e empresas. Eles não conseguem entender que situações rotineiras podem virar notícia, ajudando a construir uma imagem positiva perante seu público-alvo.
Antes de tudo, é de fundamental importância entender que a assessoria de imprensa gera notícias e posts, o que é bem diferente de anúncios pagos. Assim como os empresários, o público em geral sabe diferenciar um espaço pago (propaganda) de uma matéria ou nota jornalística. A divulgação espontânea de conteúdo na imprensa em geral, e até nas redes sociais, gera certamente muito mais credibilidade!
É claro que em um projeto de comunicação integrada será necessário pensar num plano que envolva todas as comunicações, incluindo a publicitária, mas meu foco neste texto é falar sobre o serviço de A.I., que consiste em criar e fortalecer o relacionamento do cliente com o seu público por meio da geração de mídia espontânea.
Para a atualidade, a terminologia para este serviço de comunicação tem realmente uma aparência defasada. Mas não se engane, diante da velocidade das informações, sua importância, dinâmica e a interatividade proporcionada pela globalização por meio da internet, os profissionais da área foram obrigados a buscar uma reinvenção do formato neste modelo da comunicação. E hoje, mais do que antes, há inúmeros motivos para se contratar uma assessoria de imprensa:
1 – Maior visibilidade e credibilidade
Se você for reparar, a maioria das matérias jornalísticas possuem entrevistados (especialistas de alguma área), imagens e até citações de empresas. Por exemplo, não tem como falar sobre compras em supermercados sem mostrá-los e até entrevistar um porta-voz do estabelecimento. Se a reportagem fosse do ramo em que sua empresa atua, certamente gostaria de ser ouvido e de vê-la sendo mostrada como exemplo de alguma forma, não é?
Esse é o foco da assessoria de imprensa: tornar marcas e profissionais conhecidos para os jornalistas das redações e influenciadores, mantendo-os cientes das novidades e das ações das companhias. Cabe ao assessor elaborar sugestões de pautas e notas para a imprensa — que são validados pelo cliente —, dando visibilidade a empresas, serviços ou produtos nos principais meios de comunicação (jornais, emissoras de TV, revistas, portais, rádios, blogs e demais mídias sociais). Profissionais experientes das assessorias — jornalistas ou relações públicas — têm maior facilidade de detectar “ganchos” (assuntos da empresa ou profissional) que gerem boas repercussões espontâneas na imprensa. Esses espaços conquistados na imprensa, sites ou mídias sociais ampliam a visibilidade aos consumidores, que passam a enxergá-la com mais credibilidade e importância no segmento.
2 – Facilidade de encontrar a marca na internet
O bom ranqueamento na internet não depende apenas de ter um bom site ou uma campanha comercial on-line, ele pode ser complementado também com notícias da empresa, sendo disseminadas em inúmeros sites, agências de notícias on-line e até por influenciadores de credibilidade.
Posso exemplificar com a divulgação de uma empresa da área de saúde: se uma pessoa pesquisar assuntos relacionados aos serviços prestados por essa companhia, ela poderá chegar a notícias que creditem as informações a um especialista, que foi entrevistado e entrou numa matéria ou postagem. Interessado, o internauta acessará o site da empresa ou profissional citado no texto para obter mais detalhes da marca ou corporação. Lembrando que divulgações voluntárias, principalmente em formatos jornalísticos, geram mais credibilidade do que aquelas de publicidade.
3 – Antídoto contra fake news e crises
Ao ler um conteúdo na internet, quantas vezes você já se perguntou se era verdade ou fake news?
As fake news preocupam 85% das empresas, de acordo com pesquisa realizada neste ano pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Grandes empresas já sofreram com notícias falsas e tiveram que recorrer à assessoria de imprensa para desmentir os boatos e manter ilesa sua imagem diante do público.
A velocidade de surgimento de blogs, páginas em redes sociais, canais on-line e sites é impressionante e preocupante ao mesmo tempo. Com isso, surge também muito conteúdo e as tão temidas fake news. Por isso torna-se primordial o posicionamento das marcas, produtos e serviços numa divulgação jornalística mais focada em espaços referenciados, em canais significativos e principalmente com credibilidade. E, para o desenvolvimento deste serviço, a assessoria de imprensa é fundamental, pois trabalha com estratégia e planejamento na busca de espaços na imprensa, como na web (em portais, blogs, redes sociais, canais on-line, entre outros), jornais, revistas, TV e rádios, transformando empresas e profissionais em fontes de notícias favoráveis.
O papel da assessoria é fundamental em situações de crise, pois quando uma corporação encara um grave problema, sua reputação fica em risco. Alguns acontecimentos podem abater os resultados financeiros, provocar redução das vendas, causar dificuldade no relacionamento com os clientes, gerar perda do valor de mercado e falta de credibilidade, entre outros transtornos. Com isso, a comunicação se torna a ferramenta mais importante para proteger e recuperar a imagem e os interesses das empresas.
4 – Aperfeiçoa a imagem com o público interno
A comunicação interna de uma empresa deve ser planejada de modo que permita uma interação entre a organização e seus colaboradores. O objetivo é aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e os resultados da companhia.
Neste trabalho, a colaboração da assessoria de imprensa auxilia na geração de conteúdo e notícias que fortaleçam a reputação/imagem da corporação também diante do público interno. A geração de notícias positivas na imprensa, sites e redes sociais a respeito das ações da marca é sempre bem recebida pelos colaboradores, que se sentem prestigiados por fazerem parte do sucesso e difundem a importância da companhia, compartilhando as notícias, aumentando o engajamento e o alcance do acontecimento.
5 – Economicamente vantajoso
O trabalho de assessoria de imprensa deve ser feito a longo prazo, com foco em reforçar os pilares importantes da comunicação corporativa, como maior valorização e reforço da importância de marca e melhor relacionamento com as mídias, fidelizando-se como fonte para informações e entrevistas. Essas ações de comunicação devem estar alinhadas ao planejamento estratégico e às demais comunicações e ações da empresa, como o Marketing, Rede Social e Publicidade.
O serviço é vantajoso, pois normalmente são contratos anuais com pagamentos mensais, com valorização em retorno de visualização muito maior do que o valor investido. Além disso, a empresa pode se manter na mídia mensalmente com assuntos temáticos relacionados aos seus serviços ou produtos e também em inaugurações, eventos, cursos/palestras, lançamentos, congressos, feiras, aniversários, contratações, lançamentos, entre outros.
**Autoria protegida Campos da Comunicação
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