Plataformas que se assemelham a um canal de notícia tem grande visibilidade
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Para sair da linguagem institucional do site, que é mais estável, e obter uma interação melhor com o público-alvo (clientes fidelizados ou eventuais) o blog é a melhor maneira de transmitir notícias internas ou do setor, artigos, cases de sucesso, lançamentos, curiosidades, entrevistas, registros de eventos, entre outras coisas. Mais fácil de atualizar, a plataforma é uma ótima maneira para alimentar o Google, tornando-se fonte de pesquisas para inúmeros assuntos de interesse no setor.
Normalmente, as empresas que ainda não têm ou não atualizam corretamente a ferramenta, possuem um marketing preguiçoso e temeroso ao assumir um canal de notícia, que precisa de constante atualizações. O mais estranho é que ignoram a plataforma, mas traçam inúmeros esforços e investimentos neles, sem ter o mesmo retorno e a visibilidade que a plataforma daria.
Houve um tempo em que as empresas investiam muito para serem vistas em horário nobre dos telejornais, tanto com publicidade como se tornando notícia via assessoria de imprensa, num esforço para obter mais credibilidade midiática. Mas, hoje, a internet mudou tudo isso e, dependendo da estratégia traçada, há sim mais visibilidade on-line. Não que a empresa não deva anunciar ou contratar uma assessoria de imprensa, fundamentais em alguns propósitos e ações. Ainda bem que hoje, a companhia que tem um blog e paralelamente trabalha com vídeos produzidos para a internet, tem seus próprios canis noticiosos, em que pode gerenciar os assuntos relevantes que deem audiência ao site e, ainda, alinhar os temas com as ações de redes sociais, trazendo mais profundidade aos assuntos de interesse.
Basta dar uma pequena pesquisada para ver que as grandes marcas não abrem mão desta plataforma, porque já entenderam que o blog torna a empresa referência em seu segmento, pois estabelece conversas diretas com seu público-alvo, interferindo diretamente na decisão de fechamento de negócio ou compra. No entanto, para um bom engajamento, essas companhias apostam em atualizações frequentes, com conteúdo bem executado e feito por jornalistas, com expertise em textos, que fujam do institucional ou publicitário e sejam mais atraentes aos leitores.
Fica fácil entender essa tendência atual por um perfil mais jornalístico nos blogs, quando se almeja que os leitores se interessem pela atualidade da notícia desde o título e leiam até o final, sendo levados a clicar em links e até se engajar nas redes sociais, interagindo mais sobre o assunto. Quem nunca entrou num blog empresarial e ficou entediado com a leitura arrastada, com conteúdo mal redigido, muito elogioso, quanto a serviços e produtos da empresa e, já no primeiro parágrafo, fechou a página?
Se pensarmos em formação e experiência, não fica difícil entender o porquê os profissionais de jornalismo podem contribuir muito quanto à alimentação de um blog, atuando de diferentes formas: na escolha das pautas; no direcionamento das fotos; acrescentando entrevistas com especialistas da empresa, parceiros ou clientes; fazendo uma cobertura jornalística de eventos, lançamentos e novidades; elaborando dicas e informações diversas a serem registradas na plataforma. Tudo isso, com aquela linguagem que a maioria das pessoas já está acostumada a ver em portais de notícias, revistas e até nos jornais.
Hoje, o trabalho de um jornalista não se restringe mais às redações, até porque elas diminuíram muito. Esses profissionais são peças fundamentais nas demandas de textos criativos para inúmeras ações de marketing, pois, na era da rede social, as pessoas estão muito mais exigentes quanto a conteúdos, pois tem pressa de entender as informações com muito mais facilidade e sem uma verbalização rasa, institucional, publicitária ou dura.
Portanto, não basta ter um blog, é preciso alimentar sempre e escolher a pessoa certa para gerir a linha editorial do conteúdo deste canal e fazer valer seu investimento na terceirização do serviço. Outra dica: ao encontrar o profissional certo, invista em imersões e treinamentos, para que ele entenda o que sua empresa faz e fale do assunto com autoridade. Conteúdos bons também dependem da fidelização deste profissional na empresa, pois ele passará a ser o porta-voz de texto da companhia, e mesmo que passe por aprovação, o ideal é manter o estilo da escrita.
**Autoria protegida pela Agência Campos da Comunicação
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